recuperação

Prefeitura começa reforma de ponte em Santa Flora

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Anselmo Cunha (Especial)

A prefeitura de Santa Maria anunciou o início da reforma na ponte da localidade de Banhados, que fica no Distrito de Santa Flora. A estrutura, construída há 55 anos, fica sobre o Rio Vacacaí-Mirim e atualmente coleciona problemas: tábuas quebradas ou podres, buracos e pregos soltos.

De acordo com a prefeitura, os trabalhos tiveram início na última semana com a produção de pranchas, que foram feitas a partir de toras de madeira de eucalipto doadas pelo Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, através da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

VÍDEO: fiscalização orienta comerciantes sobre as novas regras de funcionamento

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A recuperação parcial da ponte consiste na substituição de mais de 150 pranchas quebradas, trilhos, vigas e estacas. A mão de obra também tem a parceria dos produtores da localidade, para ajudar nos serviços de substituição das madeiras.

- Assim que parar a chuva e o tempo permitir, vamos deslocar até o local uma escavadeira hidráulica para fazermos a substituição de vigas e travessas da ponte. Pois, é preciso suspender a estrutura para poder fazer a troca na parte de baixo - explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.


Um projeto para reconstrução total da ponte também já foi feito, em parceria com a UFSM. Esse projeto prevê a construção de uma ponte de concreto com 60 metros - mesmo tamanho da ponte atual - e com duas pistas de trafegabilidade, o que não é possível com a atual estrutura.

O projeto está em fase de captação de recursos e não tem previsão para iniciar. "A prefeitura está em tratativas com deputados estaduais e federais para tentar que os recursos sejam repassados por meio de emendas", disse o Executivo, por meio de nota.

MORADORES PREOCUPADOS
No final de semana, o Diário publicou uma reportagem em que aborda a preocupação dos moradores com o estado precário da ponte. Segundo eles, a situação piora ainda mais em época de safra, uma vez que a via é importante para o escoamento das produções, principalmente de soja e arroz. Assim, com os veículos carregados e pesados, a degradação aumenta. Também é comum que acidentes aconteceram em cima da ponte. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Morre, em decorrência da Covid-19, o pastor e psicólogo Pedro Araújo

Próximo

Menino de 10 anos doa dinheiro para hospital de São Gabriel

Geral